Seja livre, use LibreOffice

with Nenhum comentário

Muita gente me pergunta “onde eu posso baixar o MS Office sem pagar nada?” (pirataria). Devolvo com uma pergunta “para que você precisa?”. As respostas são sempre as mesmas… edição de textos, planilhas, apresentação, etc.

O que eu gostaria que você pensasse é: se você não pode ou não quer pagar, porque não usa uma alternativa gratuita e que pode resolver as suas necessidades de edição de textos, livros, planilhas, apresentação e banco de dados?

Eu diria que todas as pessoas que usam uma suite de escritório pirata tem um problema somente: preguiça. Preguiça de aprender alguma coisa nova, preguiça de procurar uma alternativa, preguiça de instalar, enfim, não estão “a fim de aprender”.

Mas para quem está, segue abaixo algumas informações sobre o LibreOffice.

LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre multiplataforma para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A suíte utiliza o formato OpenDocument (ODF) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBR ISO/IEC 26300 — e é também compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos legados. Alguns formatos legados que não mais suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo LibreOffice.
O LibreOffice surgiu como uma ramificação do projeto original OpenOffice.org, que, por sua vez, é oriundo do StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems ao adquirir a Star Division em agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado para que fosse possível a participação de contribuintes para desenvolvê-lo, dando início ao projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

Site: http://pt-br.libreoffice.org/home/

Deixe uma resposta