Hoje fui surpreendido por um e-mail recebido da minha querida (Railda)… Reproduzo abaixo o conteúdo, pois acho que pode ser útil para mais pessoas que querem melhorar nos seus relacionamentos.
Sei que normalmente se faz homenagens em dias especias, hoje não é um dia especial no calendário, mas é um dia em que estou sentindo vontade de compartilhar isso com você!
Hoje fazendo uma reflexão sobre autoestima, fiz uma retrospectiva da minha vida e percebi que o maior responsável pela boa autoestima de uma pessoa é o seu parceiro(a), seu cônjuge, seu namorado(a).
Lembro que eu era aquela mulher “vítima”, não sou bonita, não passei no vestibular, não consigo passar em um concurso público, não temos dinheiro porque a “culpa” é minha, etc, etc.
Mas com o passar dos anos, você começou a me mostrar qualidades que eu não via em mim. No início eu não acreditava, “é só para me enganar”, mas fui acreditando e essa crença foi fazendo com que eu me autoafirmasse. Você é especial, você é bonita, gentil, boa mãe, excelente esposa, disciplinada, organizada, etc.
Lendo o livro da Su Kardosh – “Ideias que cantam em mim”, li algo que realmente faz a diferença na vida de uma pessoa.
“Conviver é experiência. Amar é compreensão, não uma exigência de sucesso…”
E um pouco mais a frente ela fala sobre validação, e usa esse termo para seres humanos, onde diz que validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor.
“Há a necessidade de ouvir que sou bonito ou bonita, inteligente, prática, boa cozinheira, pessoa de bom gosto, porque ninguém pode apenas autoqualificar-se, porque sua forma e identidade realizam-se também pelo convívio com o outro” (KARDOSCH, S. IDEIAS QUE CANTAM EM MIM, Curitiba: Editora do Chain, 2012, p 56).
Concluindo essa reflexão, sou o que sou, porque tenho alguém ao meu lado que me qualifica!
Obrigada Eliseu Schmidt
E essa é a música que te representa pra mim!!
Deixe uma resposta